sexta-feira, 10 de junho de 2011

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA.

Esdras do Nascimento Ribeiro.

As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal (pedagogia tradicional, pedagogia renovada e o tecnicismo educacional) e as de cunho progressista (pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos).
A Pedagogia Tradicional é normativa, centrada no professor e seu meio principal de ensino é a expressão oral e exercícios repetitivos, neste contexto a formação do aluno é desvinculada a sua realidade concreta, busca-se a formação de aluno ideal, onde os conteúdos de ensino estão desligados dos interesses dos alunos ou problemas reais da sociedade e da vida. A aprendizagem é receptiva, automática, sem mobilizar a atividade mental do aluno e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. A didática tradicional tem resistido ao tempo, mas conservando um ensino de mera transmissão de conteúdos, sobrecarregando o aluno e esquecendo de suas boas intenções (transmissão da cultura geral, formação do raciocínio, treino da mente e da vontade).
A didática da Escola Nova tem o aluno como sujeito da aprendizagem, o professor deve colocá-lo em condições propícias de buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A Escola Nova valoriza o processo de aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, além do trabalho em grupo, atividades cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimentações, etc. Esta didática ativa visa a formação de um pessamento autônomo, no entanto é raro encontrar algum professor que aplique inteiramente este método, seja por falta de conhecimento ou condições estruturais, a consequência é a perda de seu objetivo principal que é levar o aluno a pensar, raciocinar cientificamente, desenvolver sua capacidade de reflexão e independência de pensamento.
A didática moderna reconhece o aluno como fator pessoal decisivo na situação escolar, o professor tem o papel de incentivador, orientador e controlador da aprendizagem, organizando o ensino em função das reais capacidades do aluno.
"Didática é o conjunto de atividades exercidas, em sucessão ou ciclicamente pelo professor, para dirigir e orientar o processo de aprendizagem dos seus alunos, levando-o a bom termo. É o método em ação. (Mattos)."
 O Tecnicismo Educacional foi inspirado na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino, imposta pelos organismos oficiais, ganhou força no regime militar, predominando nos cursos de formação de futuros professores com caráter meramente instrumental, afim de formar mão-de-obra rápida e barata.
"As tendências de cunho progressista só passam adquirir maior solidez e sitematização por volta dos anos 80".
 Tanto a Pedagogia Libertadora quanto a Crítico-Social preocupam-se em formular propostas e desenvolver estudos no sentido de tornar possível uma escola articulada com os interesses do povo. Essas duas tendências progressistas, propõe-se a uma educação crítica a serviço das transformações sociais e econômicas, ou seja, superando as desigualdades sociais decorrentes do sistema capitalista.
A Pedagogia Libertadora está centrada na discussão de temas sociais e políticos, o professor é coordenador das atividades que organizam sempre em ação conjunta com os alunos, este método é mais empregado na educação entre adultos, uma vez que  vivenciam uma prática política, social e econômica de forma mais direta.
Para Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos a escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. Esta tendência pedagógica atribui ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, métodos de estudos, habilidades e hábitos de raciocínio científico, de modo a formarem uma consciência crítica face às realidades sociais, capacitando-os a assumir uma condição de agentes ativos de transformação da sociedade e de si próprio.

LIBÂNEO, T.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.













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