sexta-feira, 17 de junho de 2011

Didática e Ensino: relações e pressupostos.

Esdras do Nascimento Ribeiro.

O ato de ensinar muitas vezes é abordado pela escola do ponto de vista da alteração das relações entre o professor, o aluno, o conhecimento, os procedimentos, os recursos e as tecnologias. Esta visão critica o modelo tradicional centrado na diretividade do professor para transmitir conhecimento ao aluno. A didática deve ser compreendida pela concepção do ato de ensinar que evidencia o professor como transmissor direto de conhecimentos específicos.
A prática pedagógica desenvolvida na escola não pode está desvinculada de uma prática social ampla, caso o contrário o professor apenas estará executando meras práticas pensadas e decididas por outros. A didática tem como objeto de estudo a arte de ensinar, constituindo-se também em área de conhecimento, que trata das relações colocadas entre as finalidades do ensino e a prática social mais ampla.
O movimento de reconstrução da didática teve sua origem na perspectiva de "multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem" e coloca a articulação em três dimensões: técnica, política e humana, no centro de sua temática. (Cabdau 198, p-21).
Segundo Veiga, foram identificados diferentes períodos na trajetória da constituição da didática:
1°- A didática é abordada como um conjunto de regras, visando assegurar aos professores as orientações necessárias ao trabalho docente. A atividade docente aparece autônoma face à política. Temos então uma didática que separa a teoria da prática, disassociação entre questões da escola e da sociedade (visão tradicional);
2°- Num segundo momento a didática é abordada de forma em que a prática e a teoria são justapostas e o processo de ensino-aprendizagem é compreendido como processo de pesquisa/investigação (Pedagogia Renovada/Escola Nova);
3°- Posteriormente a predominância dos processos metodológicos em detrimento da própria aquisição do conhecimento marca este terceiro momento da didática, voltando-se para as variáveis do processo de ensino (Pedagogia Tecnicista), temos então um enfoque-renivador-tecnicista em que a didática está voltada para o processo de ensino sem considerar o contexto políyico-social;
4°- Por fim surge um elemento inovador no ato de ensinar, a organização racional do processo de ensino, planejamento didático, materiais instrucionais, livros didáticos descartáveis (Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos);

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